quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jogos on-line

Nos dias atuais, não podemos deixar de lado as tecnologias, pois elas estão presentes no cotidiano de todas as crianças e/ou alunos. Os professores e os pais devem estar atentos a como este recurso está sendo usado. Buscando fazer com que o mesmo seja utilizado de forma adequada, contribuindo para a sua aprendizagem.

Deixamos aqui, uma dica com o endereço de um site que pode ser visitado, pois nele encontramos jogos que apresentam conteúdos relacionados com a aprendizagem, podendo ser explorados livremente pelos pais, professores e crianças.

Acesse

Relembrando jogos e brincadeiras antigas


Amarelinha

Inicia-se a brincadeira, desenhando um caminho (como o da foto acima) numerado de 1 a 9. É feita uma fila pelos alunos. Em sequência inicia-se a brincadeira com o aluno jogando uma pedrinha no primeiro número, sendo que ele não poderá pisar neste e nem nas linhas, pois se isso acontecer perde a sua vez. Ganha o aluno que completar o percurso primeiro.

A partir deste jogo, trabalhamos ordenação, sequência numérica, motricidade fina e ampla, respeito as regras.


 Pular corda

É uma brincadeira bem simples, onde duas seguram as pontas da corda e a "trilham", e as demais crianças organizadas em fila, aguardam a sua vez de pular. 

No desenvolvimento da brincadeira normalmente são cantadas músicas antigas, tais como: "Suco gelado... Moça bonita com quem vai casar... Um homem bateu em minha porta..., entre outras."

Além do pular, que desenvolve a motricidade ampla das crianças, as músicas desenvolvem a fala, ritmo. Destacando a aprendizagem do alfabeto e da contagem.

As áreas que os jogos podem atingir



       Na área cognitiva o jogo:

  •     Desenvolve a capacidade de observar o meio e de fazer comparações de semelhança e diferença.
  •   Consiste também na elaboração de algumas estruturas como: classificação, ordenação, organização de tempo e espaço, raciocínio lógico e busca estratégias para vencer o jogo.

       Na área motora:
 
  •        A criança cria e constrói suas próprias brincadeiras assim aperfeiçoando suas habilidades.
  •   Através do jogo a criança avalia e desafia a sua competência motora.
                  

    Na área sócio-afetiva: 

  •     Com o jogo a criança aprende regras, respeitando o próximo ajudando - a na conviver na sociedade.
  •  A criança se libera do seu egocentrismo.
  •  Dentro do jogo a criança vivencia situação de colaboração, competição e posição 

    ·      


    O jogo desenvolve a imaginação, o raciocínio lógico, desafiando sua inteligência criando soluções para os problemas encontrados. Ajudando a tomar decisões usando as regras para obter resultados satisfatórios dando os limites e contribuindo na sua aprendizagem.


  


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Importância dos jogos na aprendizagem

Os jogos educativos hoje, são excelentes recursos que o professor pode utilizar nas suas práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento intelectual e social da criança e também na construção da leitura e da escrita e no ensino da matemática. A partir da dinâmica dos jogos, a criança adquire muito mais do que o conhecimento específico que esta sendo trabalhado, aprendendo a respeitar regras, esperar a sua vez e dividir o seu espaço com os demais.

Ao utilizar os jogos como recurso pedagógico, o professor deve escolher jogos interessantes e desafiadores. Deve também analisar se o jogo é adequado para a faixa etária que será usado. Ao desenvolver o jogo, o professor deve cuidar para que todos os alunos participem ativamente.