Amarelinha
Inicia-se a brincadeira, desenhando um caminho (como o da foto acima) numerado de 1 a 9. É feita uma fila pelos alunos. Em sequência inicia-se a brincadeira com o aluno jogando uma pedrinha no primeiro número, sendo que ele não poderá pisar neste e nem nas linhas, pois se isso acontecer perde a sua vez. Ganha o aluno que completar o percurso primeiro.
A partir deste jogo, trabalhamos ordenação, sequência numérica, motricidade fina e ampla, respeito as regras.
Pular corda
É uma brincadeira bem simples, onde duas seguram as pontas da corda e a "trilham", e as demais crianças organizadas em fila, aguardam a sua vez de pular.
No desenvolvimento da brincadeira normalmente são cantadas músicas antigas, tais como: "Suco gelado... Moça bonita com quem vai casar... Um homem bateu em minha porta..., entre outras."
Além do pular, que desenvolve a motricidade ampla das crianças, as músicas desenvolvem a fala, ritmo. Destacando a aprendizagem do alfabeto e da contagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário